quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma lição de graça

“Quando Davi chegou aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não tinham podido segui-los, e que foram obrigados a ficar ao pé do ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e Davi, aproximando-se deles, os saudou em paz. Então todos os malvados e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, disseram: Visto que não foram conosco, nada lhes daremos do despojo que recobramos, senão a cada um sua mulher e seus filhos, para que os levem e se retirem. Mas Davi disse: Não fareis assim, meus irmãos, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou e entregou nas nossas mãos a tropa que vinha contra nós. E quem vos daria ouvidos nisso? pois qual é a parte dos que desceram à batalha, tal será também a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais. E assim foi daquele dia em diante, ficando estabelecido por estatuto e direito em Israel até o dia de hoje.” (ISm 30.21-25).

Na Igreja, o Senhor distribui dons segundo sua própria vontade, para a glorificação de si mesmo nela, e por meio dela. Todos, na Igreja, são alvejados por dons. Ninguém tem todos; ou nenhum. Mas todos são apenas servos, enriquecidos pelo Senhor com ferramentas para o serviço do corpo. Ninguém é mais do que isso. Não importa qual, ou quais sejam seus dons, ou capacitações. Esse é mais um aspecto da graça que confronta nosso cristianismo.
Na concepção de Davi, aqueles que desceram aos amalequitas e guerrearam, recobrando suas famílias e bens, não eram mais merecedores do que aqueles que cansados, ficaram no caminho cuidando da bagagem de todos. Na verdade, Davi entendia que o que guerreou, o fez por causa do Senhor. Bem como, aqueles que se ocuparam apenas de guardar a bagagem no caminho, o fizeram por causa do Senhor (...Davi disse: Não fareis assim, meus irmãos, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou e entregou nas nossas mãos a tropa que vinha contra nós.). Sendo assim, ninguém, de fato, era merecedor de nada! Todos receberam igualmente dos despojos, porque tudo era resultado da graça divina!
Somos todos igualmente indignos, não importa quais dons tenhamos. Mas temos todos um mesmo Espírito, que nos presenteia segundo seu próprio querer, para que sirvamos uns aos outros – e tomara – entendendo que os nossos supostos méritos ou privilégios deveriam se resumir apenas no privilégio de servirmos ao Senhor, servindo uns aos outros.
Somos todos igualmente indignos, e igualmente alcançados e sustentados pela graça do bom Senhor. E Davi sabia disso!

Um comentário:

  1. E eu quero aprender a ser humilde e compartilhar tudo com meus irmãos.... afinal, oque tenho NÃO É MEU, mas de DEUS.....

    mto bom mano!!!!

    Brigado por compartilhar doque DEUS te deu comigo e tantos outros ;)

    bjão!

    ResponderExcluir