quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pra mudar...

“O povo de Judá e de Israel era tão numeroso como a areia da praia; eles comiam, bebiam e eram felizes. E Salomão governava todos os reinos, desde o Eufrates até a terra dos filisteus, chegando até a fronteira do Egito. Esses reinos traziam tributos e foram submissos a Salomão durante toda a sua vida. Ele governou todos os reinos a oeste do Eufrates, desde Tifsa até Gaza, e tinha paz em todas as fronteiras.” 1 Reis 4.20-21,24.

Logo que subiu ao trono, o rei Salomão recebeu do Senhor a graça de pedir o que quisesse, e ele pediu sabedoria. Como resposta, Salomão recebeu não apenas o que pediu, mas também riqueza, fama, e uma promessa de longevidade, caso permanecesse nos caminhos do Senhor, como foi com o rei Davi, seu pai (1 Rs 3.5-14).

A sabedoria de Salomão, segundo os escritos bíblicos, foi extraordinária. Mas um incrível resultado dessa sabedoria foi a paz, que ele pôde promover em todo o seu domínio. A Bíblia relata que os limites do reino de Salomão ultrapassaram Judá e Israel. Ele governou inclusive sobre os filisteus, tradicionais inimigos do povo de Deus. Mas diferente de outros tempos, todos os reinos sob o governo de Salomão, e mesmo em suas fronteiras, tinham paz.

Quando estava lendo esses textos de 1 Reis, eu lembrei de uma frase da senadora Marina: “Existe um milagre do preparo. E o primeiro milagre do preparo está em ter capacidade de pedir a Deus força e coragem para não nos acomodarmos.” Pensei então, que a disposição de nos acomodarmos é um dos primeiros, ou principais sintomas de nossa falta de sabedoria na vida. Quando meu papel em minhas relações não promove a paz, o acolhimento, a conciliação em detrimento das diferenças, então precisamos de um milagre, aquele da capacidade de pedirmos a Deus força e coragem para mudar. Precisamos da sabedoria que vai além de nossas palavras. Que agrega o coração das pessoas sob uma atmosfera de respeito, aceitação e de amor prático. Essa foi a oração de Salomão. Essa precisa ser a minha, a nossa oração.

“Dá-nos Senhor, um coração sábio. Um coração cheio de força e coragem pra mudar hoje. Pra ter um olhar de misericórdia para com aqueles que ainda não tem a capacidade de buscar e viver essa mudança. Que a minha mudança seja promotora da mudança de outros. Em nome de Jesus, o Cristo de Deus. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário