quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Uso Equilibrado de Dons e Talentos

Segundo a palavra de Deus, os dons espirituais são dispensados pelo Espírito Santo entre os salvos em Cristo, para benefício e edificação comum. O Espírito manifesta diversos dons, através de diversas pessoas, segunda a sua soberana vontade e sabedoria. Os dons não são a princípio, nem jamais se tornam propriedade do indivíduo através do qual ele é manifesto, posto que “um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas” 1Co 12.11a.
Talentos, embora também venham da parte de Deus para o homem (“porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas” Rm 11.36a), são habilidades naturais que devem ser desenvolvidas por meios pedagógicos. Requerem uma participação efetivamente prática e racional, da parte da pessoa que por elas foi dotada. Assim, quem demonstra natural facilidade para tocar um instrumento, cantar, desenhar, ensinar, e etc., precisa desenvolver essa disposição natural, seja autodidaticamente ou com o auxílio de segundos.
Alguns dons espirituais, no entanto, são curiosamente manifestos a partir de uma sincronia entre o desenvolvimento e uso do talento, mais a operação sobrenatural do Espírito Santo. Em Romanos 12.5-8, a palavra diz: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”. Enquanto alguns dons parecem se manifestar no/através do indivíduo de modo totalmente sobrenatural e espontâneo, outros são o resultado de uma parceria entre o doador e o graciosamente presenteado. Posto que a fé resulte do ouvir, do absorver, do comer da palavra de Deus, aquele que profetiza precisa fazê-lo para profetizar devidamente. O que serve, deve se especializar quanto às práticas das suas funções, estejam elas voltadas a recursos humanos, de inteligência mecânica, digitalizada, ou a quaisquer outras áreas. O que ensina deve dedicar-se, tanto a aprender mais apropriadamente as mais diversas facetas do seu objeto de ensino, como a diversos recursos, meios e técnicas facilitadoras da aprendizagem por parte de seus aprendizes. O que exorta dedique-se à disciplina de fazer uso do dom como é devido, e não o tenha como uma ferramenta de influencia controladora e de dominação. O que tem, escolha ser generoso. O que preside tenha o cuidado de buscar ser sempre mais eficiente e justo, zelando em todo o tempo pelo bem comum. O que se sente inclinado a socorrer o necessitado, o doente e o aflito, não o faça mecanicamente, mas tenha sempre um adicional a conceder. Tenha sempre um sorriso, uma palavra amiga, um toque caloroso.
A mim parece que o equilíbrio entre o uso dos dons espirituais e dos talentos, está no desenvolvimento destes, de modo a se tornarem meio e/ou ferramentas complementares à manifestação e operação daqueles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário