quinta-feira, 5 de março de 2009

Mulheres, estejam... CALADAS???

A Torá, Antigo Testamento para os cristãos, é sem dúvida, palavra de Deus, tanto para judeus, quanto para cristãos. Porém, os judeus também eram fortemente influenciados pela chamada tradição oral, que evidentemente, jamais pode ser considerada como inspiração divina, uma vez que ela é resultado de interpretações variadas da Torá e da própria vivencia sociocultural do povo judeu. Ela corresponde às chamadas tradições de usos e costumes entre os evangélicos.
Em um dos seus escritos, o apóstolo Paulo cita uma dessas tradições orais que parecia estar querendo permanecer emaranhada entre os cristãos, que a exemplo dos gálatas, volta e meia tendiam a “desertar daquele que os havia chamado na graça de Cristo, para outro evangelho” (Gl 1:6).

Em 1Co 14:33b-35, Paulo disse:
“Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.”

Ora, é no mínimo um contra-senso que Paulo esteja se embasando na lei judaica para doutrinar os cristãos de Corinto. Vejam o que ele escreveu aos gálatas:

“Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, (...). Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. (...). Não faço nula a graça de Deus; porque se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.” Gl 1:10-16; 2:18-19,21.

Portanto, as palavras de Paulo em 1Co 14:33b-35, não são exatamente de Paulo! Acompanhem-me... Desde o capítulo 12 da carta aos coríntios, Paulo ensina sobre os dons espirituais na Igreja. A partir do versículo 26 do capítulo 14, no entanto, o apóstolo começa a falar sobre a ordem no culto, com respeito ao uso dos dons. Já nos versículos 31 e 32 ele diz: “Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados; pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas;”. É claro, que ele não impõe restrições, absolutamente! TODOS podem profetizar, apenas com uma ressalva, sujeitem-se, uns aos outros, quanto à ordem em que vocês profetizam, “porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.” (v. 33a).
Na segunda parte do versículo 33, abruptamente, sem nenhum sinal de que estaria mudando de assunto, Paulo começa a citar o tão polêmico texto onde ele, supostamente, estaria ensinando os corintos que as mulheres deveriam guardar completo silêncio na igreja (vs. 33b-35). Mas, observem com atenção... No versículo 36 ele parece “mudar de canal” novamente. Ele rompe com duas interrogações: “Porventura foi de vós que partiu a Palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?”. Repare que ele na verdade estava dizendo: “Todos podem ordenadamente profetizar, mas há os que insistem nas suas antigas tradições de que a mulher deve participar passivamente das celebrações. Mas eu pergunto, foram vocês que inspiraram a palavra de Deus? Ou foi Ele mesmo? Ou veio ela somente para vocês? Ou veio para todos os que são chamados pelo nome do Senhor? Porque nele, em Cristo, “não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gl 3:28)”.”

Ficou claro? Portanto, amadas do Senhor, vocês que trazem cor à vida, e leveza à nossa existência... podem falar!!! Vocês são livres no Senhor! Mas... só não exagerem!!! rsrsrs... Façamos, todos nós, “tudo decentemente e com ordem” (v. 40).

No Senhor, que generosamente nos deu o mais belo de todos os presentes... Elas!

(Bíblia Sagrada, Versão revisada da Tradução de João Ferreira de Almeida de acordo com os melhores textos em hebraico e grego – HAGNOS).

Um comentário:

  1. Temos que voltar as vezes na cultura da epoca para podermos compreender as Escrituras Sagradas.
    Para os que estudam a palavra de Deus, não e difícil saber que estas palavras foram direcionadas as mulheres que viviam falando em voz alta dentro das igrejas e com isto atrapalhando o bom andamento dos cultos, visto que elas além de conversarem umas com as outras assuntos particulares, também quando não entendiam o que esta se mencionando a respeito da palavra de Deus, elas ficavam perguntando aos seus maridos uma explicação.
    Paulo então as orientou que elas ficassem caladas dentro das igrejas, mas não estavam proibidas de profetizar, dar testemunhos ou participar diretamente dos cultos.
    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir